Comunicados

Alteração do tarifário

A AdVRSA e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António chegaram a acordo para a revisão em das tarifas de abastecimento da água e saneramento de águas residuais, muito abaixo do previsto no contrato.

A AdVRSA e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António acordaram atualizar o tarifário em 16%. Esta atualização destina-se exclusivamente a incorporar o valor da inflação de acordo com os dados disponibilizados pelo INE, entrando em vigor a partir de julho.

Lembramos que nos termos do contrato a tarifa deveria ter sido atualizada anualmente e desde 2020 que não era alterada.

Nos termos previstos contratualmente a atualização tarifária seria de cerca de 50%, não sendo possível à empresa continuar a manter por mais tempo o tarifário sem pelo menos incorporar a inflação. E este é o acordo a que chegou com o Município permitindo aos seus clientes uma significativa poupança.

Ao longo dos últimos cinco anos, a AdVRSA tem investido na otimização da gestão hídrica e na preservação deste recurso natural, o que faz de Vila Real de Santo António um dos três concelhos mais eficientes do Algarve.

Para atingir esse objetivo, realizou investimentos de melhoria operacional e de eficiência, tais como a criação de zonas de medição e controlo de caudal e pressão, campanhas ativas de deteção de perdas reais (com mecanismo de procura ativa e permanente de fugas de água), substituição de contadores domésticos e não domésticos, colocação de contadores em todos os espaços verdes do município ou a manutenção e selagem de marcos de incêndio.

Em paralelo, a AdVRSA tem realizado um forte investimento em inovação tecnológica, como a implementação de um software de Gestão de Performance de Redes que visa a deteção e reparação célere de fugas, ou a implementação da telemetria doméstica.