Tem dúvidas? Fale connosco +351 281 249 900

Educação e Sensibilização

A água está em todo o lado.

A água ocupa três quartas partes da superfície da Terra. No entanto, apenas 3% correspondem a água doce, que está repartida entre os gelos que cobrem as regiões polares e as profundezas dos solos. As águas superficiais que estão disponíveis para a utilização do Homem, representam apenas 1%.

A importância deste recurso estratégico do Planeta Terra é visível ao longo da História.

Nas Sociedades Primitivas

Nas Sociedades Primitivas, quando as populações começaram a abandonar o modo nómada e a ser mais sedentárias, estabeleciam-se em planícies junto aos rios em busca de água, alimentos e defesas naturais. A água era ainda usada para rega porque a agricultura era o principal fator de desenvolvimento.

Para as populações sedeadas em regiões sem rios de água abundante, a água era conseguida com muito esforço, sendo necessário construir poços ou sendo obrigados a percorrer longas distâncias para transportar água.

Na Antiguidade Clássica

Na antiguidade clássica, nas civilizações mais evoluídas, a captação de água e o transporte desta, era feita com recurso a tecnologias mais avançadas.

É neste período que surgem sistemas de elevação de água, por forma a transportar água de poços ou de rios para os campos de cultivo, ou para abastecimento.

Na Idade Média

Na Idade Média, as condições sociais determinaram a tendência para substituir o trabalho manual por máquinas acionadas pela água, e nos séculos X e XI expandiu-se a utilização da roda hidráulica.

Na Revolução Industrial

Com o desenvolvimento científico e tecnológico decorrente da Revolução Industrial, o Homem passou a dispor de materiais, equipamentos e técnicas que lhe permitiram construir sistemas mais eficazes para a captação, transporte e distribuição da água. A máquina a vapor revolucionou a captação e o transporte de água. É neste período que surgem os grandes sistemas de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais, o que contribuiu para a melhoria das condições sanitárias e da saúde publica em geral.

A água não contribuiu apenas para o sustento da vida, como contribuiu para o desenvolvimento humano, destacando os setores da agricultura, o comércio e o transporte, o crescimento urbano, as fontes de energias, a nível cultural e religioso bem como nas relações políticas e sociais que se arrastam até aos dias de hoje.

Carta Europeia da Água

Proclamada em Estrasburgo em 6 de Maio de 1968

A Carta Europeia da Água surge no sentido de dar resposta a um dos grandes problemas que atualmente preocupam a Humanidade: a necessidade de água doce face ao aumento das populações, a contaminação dos recursos hídricos e as alterações climáticas.

Foi adotada com o objetivo de promover a consciência publica e a participação dos cidadãos na proteção e gestão de água, abordando tanto os aspetos ambientais quanto sociais relacionados com os recursos hídricos.

Esta assenta em 12 pontos:

Dicas de Poupança

Porque se fala tanto em poupar água?

A poupança de água é essencial não apenas para reduzir custos, mas também para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos, especialmente em tempos de escassez.

Apresentamos algumas dicas uteis e fáceis, que vão permitir não só poupar este precioso recurso que é a água, como poderá ter efeitos diretos na fatura ao final do mês.

Dicas:

1

Lavar os dentes com a torneira fechada, ou usar um copo com água.

2

Durante o banho, enquanto te ensaboas evita deixar a torneira aberta. Num banho de 5min, podes economizar até 50L de água.

3

Colocar redutores de caudal e/ou aeradores, nas torneiras de casa, em especial nos chuveiros, assim irás obter uma redução bem significativa no consumo de água.

4

Reaproveita água, seja a da chuva ou da lavagem e cozedura de alimentos, assim ajudas a evitar o desperdício de água potável. Com essa água reaproveitada podes, por exemplo, regar.

5

Pede aos teus pais que verifiquem com regularidade a instalação da rede de água e saneamento por forma a verificar se existe alguma fuga na rede, pois uma simples avaria pode desperdiçar centenas de litros de água.

6

Quando os teus pais lavam a loiça ou colocam roupa na máquina de lavar, pede-lhes que optem por lavar com cargas completas e programas mais económicos, pois consomem menos água e menos energia.

7

Sugere aos teus pais que utilizem sistemas de irrigação por gota em vez de regarem o jardim com mangueira. A rega deve ser feita pela manhã ou final da tarde, assim ajuda a que as plantas retenham água por mais tempo.

Cuidados a ter com a Água

Evitar a Poluição da Água, seja pela correta gestão de resíduos, seja pelos cuidados a ter aquando da utilização de produtos químicos tanto nas lavagens de pavimentos como no controle de infestantes.

Conservar a água, por forma a evitar o desperdício, utilizando apenas a estritamente necessário.

Proteger os corpos de água, preservando as nascentes e zonas de recarga de aquíferos, evitando construções indevidas assim como desmatações descontroladas que ponham em risco a estabilidade do solo.

Adotar práticas de agricultura sustentável, dando preferência ao uso de técnicas de irrigação eficiente.

Evitar a estagnação de águas, por forma a prevenir, a proliferação de insetos, bem como a contaminação de águas por aumento de matéria orgânica, que por sua vez devido ao desenvolvimento de microrganismos patogênicos, pode desenvolver e propagar diversas doenças, pondo assim em causa a saúde pública.

Participar em ações de educação ambiental bem como apoiar iniciativas que promovam a correta gestão da água.

Conhece o livro #Nós Somos Água.

Um livro cheio de atividades divertidas e onde todos podemos aprender mais sobre este valioso recurso.

A água precisa de nós e nós precisamos dela!

Gostas de desafios?

Completa a nossa Gincana Ecológica!

Diverte-te com os jogos que criámos para ti. Enquanto brincas vais aprender mais sobre a sustentabilidade.

Não deixes nada por pintar!

Descarrega os nossos desenhos e diverte-te a colorir as nossas mascotes.

Conhece as nossas mascotes e diverte-te a pintá-las!