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FAQ´s

FAQ’s

Clientes

01 Não tenho água. O que fazer?

Verifique se tem a sua torneira de segurança aberta junto ao contador.  Se estiver aberta, a qualquer hora do dia, em todos os dias da semana, ligue para 281 249 900 (chamada para rede fixa nacional).

02 A ligação à rede pública é obrigatória?

Sim. É obrigatória a ligação à rede pública de água e saneamento, sempre que estas se encontrem disponíveis, quer por motivos de saúde pública, quer pela legislação em vigor (Decreto-Lei nº 194/2009, de 20 de agosto; Decreto-Lei nº 226-A/2007, de 31 de maio e Decreto-Lei nº 23/95, de 23 de agosto).

04 O que devo apresentar para mudar o titular de um contrato?

Para alterar a titularidade de um contrato, deve apresentar todos os documentos indicados para a celebração de um contrato e ainda a leitura do contador.

Faturação

02 Esqueci-me de fazer o pagamento. E agora?

Ultrapassados os prazos de pagamento da fatura, será enviado um aviso prévio de suspensão do serviço – o chamado «aviso de corte» – com a informação de um novo prazo e respetivos elementos para pagamento.

03 Ao aderir à fatura eletrónica deixo de receber a conta da água em papel?

Sim. Ao aderir à fatura eletrónica, passa a receber a conta da água no seu e-mail, em vez de na sua caixa de correio. A fatura eletrónica, mais amiga do ambiente, é tão válida quanto a fatura em papel.

05 O que é a tarifa de disponibilidade?

A tarifa de disponibilidade corresponde à comparticipação nos custos de manutenção e renovação das infraestruturas, e de disponibilidade do serviço 24 horas, todos os dias do ano, colocado à disposição dos nossos Clientes.

A Tarifa de Disponibilidade não constitui um consumo mínimo.

06 O que são as taxas de recursos hídricos?

A AdVRSA – Águas de Vila Real de Santo António inclui na fatura de serviços do ambiente as alíneas Taxa de Recursos Hídricos Rejeição e Taxa de Recursos Hídricos Captação, cumprindo assim uma exigência legal (Decreto-Lei nº 97/2008, de 11 de junho) de repercussão daquelas taxas nos consumidores finais.

Os valores aplicados revertem na íntegra para a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

07 O que significa RSU?

É a sigla para Resíduos Sólidos Urbanos. Este valor é cobrado através das faturas emitidas pela AdVRSA – Águas de Vila Real de Santo António, mas reverte na íntegra para a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. A AdVRSA é apenas o canal de cobrança desta tarifa.

Comunicar Leituras

01 Como posso comunicar a leitura?

Através de:

Linha gratuita 24 horas de Comunicação de Leituras: 281 249 900; Na aplicação MyAqua; Através da Loja On-Line.

Saneamento

01 Que destino é dado às águas residuais urbanas que produzo?

O destino final das águas residuais urbanas é a sua integração, após tratamento, num meio aquático ou terrestre, natural ou artificial, com a finalidade da sua rejeição ou reutilização.

02 Posso descarregar águas residuais urbanas numa linha de água ou no solo sem licença?

Não. O lançamento, a deposição, ou a introdução direta e indireta, de qualquer substância potencialmente poluente nas águas superficiais, subterrâneas ou nos terrenos englobados nos recursos hídricos, sem a respetiva licença ou em local diferente do autorizado pelos organismos competentes, é uma contraordenação ambiental muito grave, punível com coima que pode ir até 37.500€ caso o infrator seja pessoa singular e até 2.500.000€ se for pessoa coletiva.

Qualidade da Água

01 Que análises são feitas à água?

Por lei, são controlados cerca de 50 parâmetros, subdivididos em três tipos de controlo, que analisam e caracterizam de forma geral a água.  As análises realizadas são a parâmetros microbiológicos, químicos, radiativos, entre outros, de maneira a garantir que a água que sai da sua torneira é própria para consumo.

O número de análises é proporcional ao volume de água distribuída, tal como previsto na legislação.

02 Se a água não tiver qualidade, avisam-me?

Sempre que o laboratório responsável pela análise da qualidade da água deteta uma violação de um valor limite, está obrigado a informar a AdVRSA – Águas de Vila Real de Santo António, S.A. até ao fim do dia útil seguinte que, por sua vez, tem a obrigação legal de informar a ERSAR e a Autoridade de Saúde.

Quando os problemas detetados determinam restrições ao consumo da água ou mesmo a suspensão do abastecimento, é avisado de imediato.

Para além disso, pode consultar os  Relatórios Trimestrais de qualidade da água.

03 Posso melhorar a qualidade da água com um equipamento «purificador» ou de tratamento?

Não. A água fornecida através da rede pública é perfeitamente equilibrada e satisfaz as nossas necessidades diárias de sais minerais. Nenhum filtro poderá melhorar este equilíbrio. Antes pelo contrário. Sem a manutenção devida, os filtros poderão, inclusivamente, deteriorar a qualidade da água.

04 Porque é que a água pode ter características diferentes em casas diferentes?

A idade, a conservação da canalização – bem como o material de que essa canalização é composta – e a existência ou não se sistemas hidropressores num prédio podem alterar as características da água. Referimo-nos especificamente à sua cor, sabor e cheiro. Note que a temperatura da água também pode influenciar-lhe o sabor.

05 Qual a função do desinfetante residual na água para consumo humano?

O cloro é o desinfetante utilizado no tratamento da água de abastecimento humano, e tem como função garantir a sua qualidade microbiológica ao longo de todo o percurso, desde as estações de tratamento, passando pela rede de distribuição até à sua torneira. O cloro é adicionado à água em doses baixas e de acordo com o recomendado na legislação vigente.

06 A utilização de cloro como desinfetante residual tem impacto na saúde pública?

A utilização deste oxidante é efetuada há largos anos tendo sido um importante contributo para a saúde pública mundial, na medida em que permitiu o desaparecimento de inúmeras doenças transmissíveis pela água. Além disso o cloro constitui uma verdadeira barreira sanitária ao longo de todo o Sistema de Abastecimento.

07 O que fazer quando a água ocorre branca na torneira?

A cor branca deve-se à existência de ar dissolvido na água, microbolhas. Deve-se principalmente às oscilações de pressão nas tubagens ou reservatórios que tornam a água, momentaneamente, esbranquiçada.

Esta aparência é pontual e passageira, e não afeta a qualidade da água. Se deixar a água repousar por uns instantes num copo ou jarro transparente, facilmente verá como a água volta a ficar límpida.

08 Qual a razão para se ouvir ruídos na canalização?

Na sequência de falta de água ou ausência prolongada do local, podem ocorrer ruídos na canalização e ao abrir a torneira a água podem sair aos «jorros», que são provocados pela existência de ar nas canalizações. Nestes casos aconselha-se a deixar correr a água por breves minutos.

09 Por que razão a água se apresenta por vezes amarela ou acastanhada?

Essa cor está associada à presença de iões de ferro na água, situação que decorre de fenómenos de corrosão de condutas de aço ou de ferro fundido que poderá estar instalada no sistema de distribuição e/ou nas redes prediais do cliente.

Poderá estar também associada à utilização de água proveniente de outras fontes que não de abastecimento público. Aconselha-se, nestes casos, a contactar a entidade gestora, para que seja efetuado um diagnóstico correto da situação e se encontre a melhor solução para o cliente.

Tem alguma dúvida?

Caso tenha alguma dúvida que não tenha conseguido esclarecer, consulte as perguntas frequentes. Se a dúvida persistir, não hesite em contactar-nos.

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(chamada para a rede fixa nacional)